O dispositivo conta com APU AMD, que contém um CPU Zen-2 quad-core com oito threads e uma placa gráfica AMD RDNA-2 com 8 unidades de processamento, além de 16GB LPDDR5 RAM. E segundo foi revelado na ocasião, os utilizadores terão de pagar cerca de 419 euros para obter a consola com 64GB de armazenamento eMMc, já a versão com bolsa e SSD NVMe de 256GB custa 549 euros. Por fim um pacote completo estará disponível por 679 euros, mas vem com SSD NVMe de 512GB, vidro especial e uma bolsa de protecção.
Aquando da sua apresentação, a Valve abriu as suas pré-vendas, mas informou que as primeiras entregas da Steam Deck só iriam acontecer em Dezembro de 2021. Posteriormente, a empresa veio a publico anunciar que não ia conseguir cumprir a promessa de disponibilizar a consola em Dezembro:
“Pedimos desculpas pelo atraso. Fizemos o nosso melhor para contornar os problemas da cadeia de abastecimento global, mas devido à escassez de materiais, os componentes não chegam a tempo às nossas instalações de fabrico para que possamos cumprir os prazos iniciais de lançamento”, afirmou a Valve.

Steam Deck começa a chegar aos utilizadores em Fevereiro
Agora, e utilizando a sua conta na rede social Twitter, e o seu site, a Valve informou que finalmente os trabalhos estão a correr como esperado, e sua promessa de que começariam a enviar as suas consolas em Fevereiro, vai ser cumprida.
Isso aconteceu pouco depois da empresa ter enviado centenas de Steam Deck para os diversos estúdios, de modo a que estes possam garantir que os seus jogos estão aptos para serem executados na consola portátil.
Este artigo foi originalmente publicado no Noticias e Tecnologia