A verdade é que existem inúmeras queixas de utilizadores no Reddit a dar conta de que as suas ligações VPN simplesmente deixaram de funcionar após a instalação do referido patch, e são presenteados com a mensagem: "a tentativa de ligação L2TP falhou porque a camada de segurança encontrou um erro de processamento durante as negociações iniciais com o computador remoto".
Felizmente este problema não aparece afectar todos os utilizadores que utilizam uma ligação VPN com clientes de terceiros, e parece afectar em especial aqueles que usam o cliente VPN que está directamente integrado no Windows.


A correcção, por enquanto é muito simples, embora não venha directamente da Microsoft. A estratégia simples passa por desinstalar os KB5009543 e KB5008876, e não os voltar instalar até que a Microsoft resolva o problema. No entanto, alguns utilizadores estão a relatar problemas com a desinstalação das actualizações em questão, dizendo que o Windows não permite ou que as mesmas sejam reaplicadas automaticamente após a desinstalação inicial.
Para aqueles que ainda não descarregaram as actualizações cumulativas, mas temem pela estabilidade das suas ligações VPN, a questão resume-se a saber se deseja viver sem as inúmeras correcções de vulnerabilidades das actualizações cumulativas até que a Microsoft tome uma acção oficial.
FONTE
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.